Inicio

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sensacionais de Hoje!

José Luiz Datena, apresentando atualmente o Brasil Urgente, na TV Band, dá prioridade aos temas locais e está muito próximo do cidadão e seus problemas, com assuntos como segurança, saúde, trabalho e comportamento.

Com uma linguagem coloquial e opinativa, Brasil Urgente dispensa os formatos tradicionais, assumindo a flexibilidade e o dinamismo, disposto a "mexer muito na linguagem do telejornalismo, deixando de lado a camisa de força que se vê por aí", como ressalta Fernando Mitre , diretor nacional de jornalismo da Rede Bandeirantes .

No Brasil Urgente , as matérias têm o tempo que merecem, 1 minuto ou meia hora. 

As notícias internacionais são abordadas sempre com enfoque comparativo ao que acontece nas capitais brasileiras. A prestação de serviço tem atenção especial, com um repórter informando, de um helicóptero, as condições do trânsito e relatando os flagrantes da cidade de São Paulo.

A interação com o público é outra característica forte do programa, que usa todos os recursos para ouvir a população: enquetes na rua, telefone, e-mail ou o tradicional correio.

-------------------Datenão--------------------------

José Luiz Datena (Ribeirão Preto, 19 de maio de 1957) é um jornalista, locutor esportivo e apresentador de televisão brasileiro.

Seu começo foi na Rádio, na Bandeirantes começou como jornalista esportivo, dando seus palpites até hoje em programas esportivos da emissora, foi o responsável pelo nome que a emissora adotou até os dias de hoje "Band".

O Datenão como é chamado, ganhou mais espaço na TV brasileira por conta dos seus fortes comentários e pelo seu tom "agressivo". Com o nome envolvido em vários processos por seus comentários, esse jornalista sensacionalista passou por uma das mais comentadas polêmicas envolvendo seu nome, a qual está relacionada com os ateus.


No começo de dezembro, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) moveu ação pedindo que Datena e a Band se retratem durante o "Brasil Urgente" por discriminação contra ateus.

Em julho, Datena e o repórter Márcio Campos passaram mais de 50 minutos comentando, ao vivo, um crime. Ao analisar o caso, o apresentador fez associações consideradas preconceituosas entre criminalidade e descrença religiosa, apontando as pessoas que não acreditam em Deus como responsáveis pela deterioração da sociedade. 

Na ação, o MPF-SP pede que a retratação dure, "no mínimo", o dobro do tempo dos comentários do apresentador e de seu repórter. Mas, nesse caso, não houve condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário